Alguns síndicos e até mesmo condôminos não compreendem a importância da manutenção preventiva e os seus benefícios para o condomínio. Checar frequentemente as condições dos elevadores, da pintura, dos jardins, entre outros espaços comuns, certamente evitará prejuízos em médio e longo prazos.
Esse tipo de manutenção exige custos, pois será preciso o acompanhamento de profissionais e empresas. Mas, os valores são bem mais em conta do que uma reforma ou troca de certos equipamentos. Nesse sentido, acompanhe aqui o que é preciso fazer para realizar essa supervisão.
A manutenção preventiva se refere a checagem periódica das condições do condomínio em relação a sua estrutura e funcionamento. Dessa forma é possível identificar danos e corrigir o problema antes de piorar.
Não há legislação voltada para a manutenção preventiva No entanto, a Lei 10.406, de 2002, atribui ao síndico e/ou a administração a obrigação de conservar as áreas comuns do condomínio. Segundo normas da ABNT a manutenção deve iniciar assim que as instalações do condomínio começam a ser utilizadas.
A manutenção predial periódica é capaz de evitar problemas em diversos aspectos no condomínio, que vão da estrutura até a gestão administrativa. Isso porque previne, por exemplo, acidentes na piscina, por conta de um azulejo quebrado ou rachaduras nas paredes que comprometam a fachada.
A falta de cuidado também desvaloriza o imóvel e pode comprometer o orçamento do condomínio, com gastos imprevistos e obras de grandes dimensões. Nesse contexto, a avalição da gestão do condomínio, certamente, será a pior possível, comprometendo a permanência do síndico.
É importante que um engenheiro realize a prevenção predial, por ser o profissional com condições de avaliar toda a estrutura. Ele pode ser autônomo ou colaborador de alguma empresa especializada em perícia técnica.
É o engenheiro que vai emitir o laudo, comprovando as condições do condomínio durante a sua visita. O documento serve para constatar a real situação, contribuindo com o planejamento predial.
Isso significa que se houver, por exemplo, algum indício de rachadura na fachada o síndico pode levar a questão aos condôminos e inserir a manutenção no orçamento. Vale ressaltar que se trata de um comprovante e por isso o documento deve ser anexado aos demais.
Uma boa vistoria técnica detecta avarias que moradores e síndicos não conseguem identificar. Por isso, como mencionamos acima, é imprescindível contar com um engenheiro experiente e de confiança.
A vistoria ajuda a prevenir prejuízos ao condomínio e até possíveis acidentes de condôminos, colaboradores e visitantes. Uma situação dessas o síndico, que é o responsável por zelar pelo condomínio, pode ser responsabilizado.
Como mostramos, a manutenção preventiva oferece diversos benefícios ao condomínio. Evita possíveis acidentes, prejuízo financeiro, entre outros problemas administrativos. Para isso é preciso contratar um profissional da engenharia que possa emitir um laudo técnico sobre as condições do empreendimento. Nesses casos vale contar com a administradora do seu condomínio
Aproveite agora mesmo e confira também sobre a importância da manutenção predial