Voltar para o ínicio
dois homens em um andaime em um prédio

Manutenção predial: Saiba o quanto é importante para seu condomínio

  • Uncategorized
  • 17, junho 2021
  • 2 min de leitura
Navegue por tópicos

Muitos condomínios se preocupam com a manutenção predial somente quando surge um problema. Esse é um equívoco muito comum e que pode gerar prejuízos desnecessários aos condôminos. Afinal, a conservação da edificação deve ser uma constante.

Inclusive, as construtoras precisam fornecer um manual de bom uso e manutenção a todos os proprietários, assim que entregam uma nova edificação. Esse é um cuidado que impacta diretamente na valorização do prédio ou conjunto de casas. Devido a importância do tema, vamos dar mais detalhes a seguir:

O que é manutenção predial

É importante que o conceito de manutenção predial fique bem claro. Segundo a NBR 5674 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) trata-se do: “conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários”.

Portanto, nada mais é do que do que a realização de serviços de manutenção como pintura, checagem de rede elétrica, sistema de esgoto, abastecimento de água, entre outros. Essas medidas, certamente, são fundamentais para o bom funcionamento de todo o condomínio.

Os tipos de manutenção

Existem três tipos de manutenção predial: a preventiva, corretiva e preditiva. Confira os detalhes a seguir:

  • Manutenção preventiva

Como você já deve ter intuído, engloba os serviços que antecedem qualquer problema. Entre eles podemos citar a inspeção das redes hidráulica, elétrica, de gás, de segurança, elevadores, dos equipamentos e das áreas comuns.

Esse tipo de manutenção tem várias vantagens. Gera menos custo, tempo de serviço, diminui a necessidade de atividades de correção e ainda tem menor índice de acidentes.

  • Manutenção corretiva

Esse tipo de manutenção inclui o conserto de vazamentos, infiltrações, rachaduras ou fissuras, paralisação de elevadores.  Ou seja, o condomínio realiza quando um problema acontece. Ela costuma gerar prejuízos já que, dependendo da urgência, não há tempo hábil para cotar e encontrar os melhores preços de materiais e até mesmo mão de obra.

No entanto, é possível planejá-la. Assim, se a necessidade de correção for identificada bem no início, quando ainda há chance de esperar algum tempo para iniciar os trabalhos, diminui-se os custos.

  • Manutenção preditiva

Ainda há quem confunda a manutenção preditiva com a preventiva, mas elas são diferentes. Apesar de ambas serem programáveis, a segunda leva em consideração o desempenho do equipamento e, assim, não se baseia no tempo entre uma avaliação e outra. Ou seja, é são outros parâmetros de manutenção.

Com essa avaliação de desempenho é possível elaborar um planejamento para prever correções e ajustes. Essa modalidade é muito vantajosa, pois diminui o número de intervenções corretivas, aumenta a vida útil dos equipamentos e reduz os custos.

Já que uma de suas características é identificar a origem dos problemas, a preditiva ainda contribui para adoção de melhores soluções e redução do tempo gasto com os reparos.

A importância da manutenção

Como para qualquer imóvel, a manutenção será fundamental para garantir a segurança dos moradores, o bom funcionamento de toda a estrutura, além de garantir a valorização comercial. Dessa maneira, a recomendação é de que os condomínios adotem todos os tipos apresentados acima.

Como mostramos neste artigo, a manutenção predial é essencial para os condomínios por diversos motivos. Entre eles a garantia de segurança e bom funcionamento dos equipamentos. Para tanto a recomendação é adotar de medidas preventivas a preditivas, passando é claro pelas corretivas. Para tudo isso é fundamental contar com o trabalho de uma administradora, que possui equipes especializadas para acompanhar todo o trabalho.

Depois de conferir a importância da manutenção, aproveite e saiba mais sobre como planejar obras em condomínio.

Artigos semelhantes

© 2023 HELP. Todos Direitos Reservados.

Feito por: