Segurança em condomínios: Confira 7 dicas para aprimorar

Grande parte das pessoas coloca a segurança como prioridade ao alugar ou comprar uma residência. Por isso a busca por casas e apartamentos em condomínios tem crescido com o passar dos anos. Afinal, esses espaços contam com portaria, câmeras de monitoramento, entre outras medidas preventivas.

Diante da sua importância e para que seja efetiva a segurança em condomínios precisa de acompanhamento constante dos síndicos e das administradoras, assim como a implementação de novas ações, que possam ser ainda mais eficazes.

Nesse sentido, separamos 7 dicas para aprimorar os sistemas, tornando-os ainda mais seguros. Confira: Leia Mais

Espaço pet em condomínios: Confira porquê investir

Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), o país conta com mais de 132 milhões de animais de estimação. Outras pesquisas revelam ainda que a tendência é de um número cada vez maior de pets nos lares brasileiros.

Desse modo, as famílias estão mais atentas e preocupadas se o local em que residem também oferece conforto para os seus bichinhos. Assim, tem aumentado a presença de espaço pet em condomínios.

Mesmo os conjuntos de casas e/ou apartamentos que não contam com uma área assim, têm feito reformas para implementar o espaço pet, diante de diversas vantagens, como as que apresentaremos a seguir: Leia Mais

Regimento interno de condomínio: Saiba como realizar

O regimento interno de condomínio é um conjunto de normas que ajuda a estabelecer a boa convivência entre os moradores. Dessa forma, todos os conjuntos de casas e/ou apartamentos, sejam eles residenciais ou comerciais, precisam dessas diretrizes.

Todos os moradores, certamente, devem participar da elaboração do regimento.  É válido também contar com a consultoria de uma administradora de condomínios. Essas empresas possuem profissionais com profundo conhecimento jurídico para orientar a realização do documento. Quer saber mais sobre o assunto? Confira na sequência. Leia Mais

inadimplência de condomínio

Saiba como calcular a inadimplência de condomínio

A inadimplência de condomínio é um dos principais problemas enfrentados pelos síndicos. O não pagamento da taxa condominial afeta toda a administração e pode causar enorme prejuízo para todos os moradores.

Por isso é tão importante ter o controle da taxa de devedores, sabendo calcular a inadimplência no condomínio. Esse acompanhamento será fundamental para detectar se há um aumento expressivo de inadimplentes, mês a mês, e por consequência, tomar as medidas necessárias. Saiba mais sobre esse tema a seguir. Leia Mais

Animais em condomínio: Confira como permitir e evitar desacordos

Muitas famílias brasileiras têm animais de estimação. Prova disso é que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocam o país no segundo lugar do mundo em número de pets, entre cachorros, gatos, aves e peixes.

Muita gente não abre mão desses verdadeiros companheiros, mas quando se trata de animais em condomínio, a convivência deve seguir regras específicas. Diferentemente de uma “casa de rua” o morador precisa seguir normas para evitar o conflito com a vizinhança.

O síndico, por sua vez, deve estar atento às queixas e por dentro de todas as informações legais sobre o tema. Nesse sentido, confira a seguir o que é ou não permitido em relação aos animais em condomínio: Leia Mais

regras de convivencia em condominio

Regras de convivência em condomínio durante a pandemia

Segundo o artigo 1348 do Código Civil, inciso segundo, cabe ao síndico zelar pelo bem-estar de todos os condôminos. Dessa maneira, ele precisa estar atento ao cumprimento das regras de convivência em condomínio, especialmente em momentos delicados como o que enfrentamos agora.

A pandemia do novo coronavírus gerou uma série de transformações no modo como vivemos. A obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos e o distanciamento social são alguns exemplos das medidas impostas para conter a transmissão do vírus.

Mas, além dessas regras gerais, é importante que o síndico esteja ciente das mudanças específicas para a convivência em condomínios, assunto que abordaremos com mais detalhes neste artigo. Confira! Leia Mais

como ser síndico

Como ser síndico: conheça 4 dicas incríveis para ter sucesso

Gerenciar um empreendimento de casas e/ou apartamentos, residenciais ou comerciais, exige conhecimento em finanças, leis e outros aspectos administrativos. Além disso é importante ter cordialidade e jogo de cintura para lidar com divergências entre os condôminos.

Esses conhecimentos e habilidades são fundamentais, mas ainda existem outras especificidades para quem está se perguntando como ser síndico. A seguir confira 4 dicas importantes para se sair bem nesta função. Acompanhe!

Leia Mais

Administração de condomínio

Administração de condomínio: 5 dicas de Gestão Financeira

Na administração de condomínio, quando as contas não fecham no fim do mês é hora de o gestor ascender o sinal vermelho e tomar providências o mais rápido possível. O desequilíbrio financeiro gera um efeito cascata que se não for contido logo no início toma proporções difíceis de contornar.

Em primeiro lugar, o ideal é sempre ter um planejamento financeiro e clareza do montante que entra e sai do caixa do condomínio. Assim, o risco de enfrentar uma crise diminui consideravelmente. Mas, há outras medidas importantes para uma boa gestão e é sobre elas que abordaremos neste texto.

Portanto, confira a seguir cinco pontos essenciais para manter as contas em dia: Leia Mais

Administradora de Condomínio

O que faz uma administradora de condomínios? Confira!

Contratar uma administradora de condomínio é a melhor alternativa para uma gestão eficiente. Isso porque essas empresas contam com profissionais especializados em áreas de suma importância para a manutenção e melhorias nos conjuntos residenciais ou comerciais.

As administradoras detêm conhecimentos específicos em finanças, leis e recursos humanos auxiliando os síndicos na tomada de decisões e proposição de bem feitorias. Além disso diminui-se o risco de eventuais dívidas, processos trabalhistas, entre outros.

Para quem ainda tem dúvidas sobre a contratação de uma administradora, confira os benefícios de contratar este serviço: Leia Mais

Administradora de condomínios

Administradora de Condomínios: Confira 4 Motivos para contratar

Uma gestão de qualidade implica em conhecimento técnico e experiência no mercado. Por isso ao contratar uma administradora de condomínios moradores de um complexo de casas ou apartamento contarão com o suporte necessário para lidar com todas as questões administrativas, de manutenção e melhorias no espaço.

Essas empresas oferecem serviços, a partir do atendimento de uma equipe altamente capacitada e com experiência no mercado. Especializada nas áreas jurídica e contábil a administradora se responsabiliza, por exemplo, pela contratação e pagamento dos funcionários, realização das assembleias, emissão de boletos da taxa condominial, execução e acompanhamento de obras nas áreas comuns do condomínio, entre outras atividades.

Como já foi possível perceber, são diversas as vantagens de terceirizar a administração do condomínio e a seguir apresentamos quatro delas. Confira: Leia Mais