dois homens em um andaime em um prédio

Manutenção predial: Saiba o quanto é importante para seu condomínio

Muitos condomínios se preocupam com a manutenção predial somente quando surge um problema. Esse é um equívoco muito comum e que pode gerar prejuízos desnecessários aos condôminos. Afinal, a conservação da edificação deve ser uma constante.

Inclusive, as construtoras precisam fornecer um manual de bom uso e manutenção a todos os proprietários, assim que entregam uma nova edificação. Esse é um cuidado que impacta diretamente na valorização do prédio ou conjunto de casas. Devido a importância do tema, vamos dar mais detalhes a seguir: Leia Mais

pessoas em um reunião em votação

Destituição de síndico: Entenda como funciona esse processo

O síndico exerce papel fundamental na administração de condomínios. Por isso, espera-se que o seu trabalho corresponda, pelo menos em boa parte, as expectativas dos moradores. Do contrário os condôminos têm o direito de substituí-lo.

A destituição de síndico, no entanto, exige alguns cuidados. Primeiro é necessário ter motivos concretos da inabilidade ou má fé do síndico. Também será fundamental seguir o que prevê a lei, o Código Civil. Para lidar com esses casos, ainda é fundamental que o condomínio tenha contrato com uma administradora para auxiliar os moradores em todos os trâmites.

Na sequência acompanhe mais informações sobre o processo de destituição de síndico: Leia Mais

pessoa lendo um papel

Anotação de Responsabilidade Técnica: o que é e qual é a sua importância

De tempos em tempos os condomínios precisam realizar algum tipo de obra. Pode ser para a manutenção ou reparos. Independente do motivo cabe ao síndico coordenar o planejamento e procurar uma empresa que possa executar o trabalho. Sempre, é claro, depois da aprovação dos condôminos.

Nesse processo existe um trâmite muito importe, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Para quem desconhece trata-se de um documento no qual um profissional de arquitetura/engenharia se responsabiliza pela obra.  Assim, solicitar esse termo é essencial, pois no caso de algum problema é essa pessoa ou empresa que arca com as consequências.

Diante da importância do tema, confira mais detalhes a seguir: Leia Mais

pessoa analisando projeto de arquitetura obra

5 dicas de como planejar obras em condomínio

É comum que de tempos em tempos os condomínios precisem realizar obras, sejam elas de manutenção ou para reparar algum dano. O importante nesses casos é que elas sejam feitas seguindo as diretrizes da convenção e determinações legais.

Assim, quando houver a necessidade de realizar obras em condomínio, o síndico precisa estar atento às burocracias e, claro, dividir com os condôminos as suas pretensões, apresentando um plano e os custos. Para que esses reparos ocorram da forma mais tranquila possível separamos a seguir cinco dicas para esse planejamento. Confira! Leia Mais

pessoas em reunião

Reunião de condomínio: Quais são os direitos e deveres dos inquilinos

A participação de inquilinos na reunião de condomínio ainda é uma dúvida bastante frequente entre os síndicos. Afinal, segundo o artigo 1.334, parágrafo 2º do Código Civil, eles não são condôminos e, por isso, tecnicamente não participam das decisões das assembleias.

No entanto, existe legislação específica sobre os deveres e direitos desses moradores. Assim, compreender o que diz a lei será importante para manter a boa convivência e transparência na tomada de decisões. A seguir confira mais detalhes do assunto. Leia Mais

pessoas analisando gráficos

Administração de condomínios: Benefícios em contratar uma empresa especializada

Uma boa administração de condomínios requer muita dedicação dos síndicos. Afinal é sobre esses profissionais que recaem todas as atribuições burocráticas da gestão. Em paralelo, ainda cabe aos síndicos zelar pelo bom convívio entre os moradores e dessa forma resolver conflitos de todo tipo.

Diante de uma possível sobrecarga de trabalho e para garantir a qualidade da gestão, muitos condomínios têm contratado administradoras especializadas. Afinal, essas empresas oferecem serviços que resultam em diversos benefícios. Se você quer saber quais são eles, confira mais a seguir. Leia Mais

pessoas em reunião eleição de síndico

Eleição de síndico: 5 dicas para ter sucesso

O síndico desempenha um papel essencial nos condomínios. Por isso é tão importante que os moradores escolham alguém devidamente preparado para o cargo. Do outro lado, quem vai exercer essa função, precisa ter conhecimento aprofundado sobre administração condominial e mostrar tudo isso durante os preparativos da eleição de síndico.

Nessa empreitada é importante, por exemplo, que o candidato ao cargo tenha todas as informações sobre a administração do condomínio. Assim, é preciso estar por dentro das finanças, da gestão de funcionários, entre outras burocracias.

A seguir confira outras cinco dicas para uma eleição de síndico bem-sucedida! Leia Mais

pessoa na portaria de prédio

Portaria de condomínios: Conheça 5 erros comuns

A portaria de condomínio merece atenção especial do síndico e das administradoras. Afinal, é a primeira barreira de segurança, já que é deste espaço que se controla a entrada e saída dos moradores e visitantes.

Em alguns condomínios o porteiro fica responsável pelo fluxo de entrada e saída, mas em outros, esse controle também é feito remotamente a partir de uma central. Independente do formato o mais importante é que a portaria cumpra a sua função. Por isso, elencamos abaixo cinco erros muito comuns e que, claro, devem ser evitados. Acompanhe: Leia Mais

rua de condomínio

Condomínios em Mogi: como uma administradora de condomínios melhora a gestão?

Os síndicos são os responsáveis diretos pela gestão de condomínios. No entanto, podem contar com o apoio de uma empresa especializada que, certamente, terá condições de otimizar os processos e tornar a administração muito mais eficiente.

As administradoras contam com equipes capacitadas para lidar com todas as burocracias e ainda realizar consultorias em situações específicas. Se você é síndico de condomínios em Mogi, mas ainda tem dúvidas quanto a contratação de uma empresa do setor, esse artigo pode ajudar.

Então, acompanhe as vantagens de contratar uma administradora: Leia Mais

homem fazendo anotacoes

Contabilidade de condomínios: Como realizar?

A contabilidade de condomínios é um tema que, em geral, preocupa os síndicos. Afinal, são diversas contas para cuidar, como o pagamento de funcionários, de tributos, entre outros custos com a manutenção. Além disso, todas elas precisam ser apresentadas aos condôminos com a máxima transparência.

O auxílio de uma administradora de condomínios pode facilitar este trabalho, mas a responsabilidade pela contabilidade é de exclusividade do síndico. Por se tratar de um assunto tão fundamental, confira neste artigo alguns pontos importantes sobre a gestão financeira. Leia Mais