A piscina de condomínio é certamente um dos espaços preferidos dos moradores. No verão e durante as férias escolares o número de condôminos usufruindo essa área de lazer costuma aumentar bastante. Nesse sentido o síndico precisa redobrar a atenção para a manutenção.
Uma inspeção ainda mais frequente será importante para identificar possíveis avarias e, assim, tomar as providências. A limpeza e as regras de funcionamento também fazem parte desse monitoramento. A seguir saiba mais como promover a manutenção da maneira correta.
Em primeiro lugar, a manutenção da piscina de condomínio envolve a saúde dos moradores. É que com o passar do tempo resíduos de produtos na água a torna propícia para a proliferação de micro-organismos nocivos que são capazes de provocar problemas na pele, mucosas e até infecções mais graves.
A manutenção também é fundamental para a durabilidade da piscina, evitando reparos constantes ou mesmo a troca. Por consequência reduz gastos, uma vez que a limpeza constante e os pequenos consertos certamente custam menos que obras grandiosas. Contudo, isso evita a dor de cabeça que uma interdição na área de lazer pode provocar.
Alguns cuidados de manutenção são diários, enquanto outros podem ser realizados semanalmente. Confira mais detalhes abaixo:
A filtragem é uma recomendação diária, pois remove resíduos da água e melhora a qualidade. Nas épocas em que a piscina costuma ser ainda mais frequentada vale aplicar o cloro todas as noites. Dessa forma é possível evitar a disseminação de micro-organismos nocivos à saúde.
A aspiração é um processo a ser realizado toda semana. Isso porque certos resíduos permanecem no fundo da piscina, dificultando o acesso. Outro fator fundamental é controlar o pH da água, por meio de testes específicos. Também vale usar o algicida, produto que impede a formação de algas nocivas para saúde e que, além disso, interferem no visual da água.
Limpar as bordas semanalmente será importante para remover resíduos que podem causar problemas de saúde. Fungos e algas podem se proliferar na região devido aos resquícios de protetores solares e a própria oleosidade da pele.
Para limpar a piscina é necessário usar produtos específicos, lembrando sempre a importância de seguir as instruções do fabricante. São estes:
Os custos com a manutenção da piscina entram nas despesas do condomínio. O valor pode variar de acordo com o responsável pela limpeza, por exemplo. É que a contratação de uma empresa especializada, pode sair mais caro do que designar a função para um funcionário do próprio condomínio.
O custo com produtos e utensílios para promover a limpeza também podem variar e nem sempre será preciso repor o estoque mensalmente. Portanto a melhor maneira de chegar a um valor mais preciso, será listando todas as necessidades de manutenção.
A piscina de condomínio precisa estar em condições de uso. Por isso, é fundamental realizar a manutenção corretamente. Responsabilidade dos síndicos e administradoras que devem ter ideia dos processos, produtos e custos envolvidos.
Além da manutenção, sabia que é importante ter ciência de outros cuidados com a piscina neste verão?