A previsão orçamentária é uma medida importante para o controle das finanças em condomínios. E o ideal é que ela seja realizada todo final ou início de ano pelo síndico e a administradora contratada. A partir desse documento também será possível identificar se há gastos que podem ser revistos.
Essa prospecção servirá ainda para a tomada de decisões com relação às finanças. Isso porque os administradores terão em mãos uma relação dos compromissos financeiros do condomínio no próximo ano e também do quanto ele precisa arrecadar. Adiante vamos aprofundar o assunto e por isso convidamos você para continuar a leitura!
A previsão orçamentária é um levantamento de todas as despesas do condomínio para determinado período. Em geral, é produzida anualmente para que o síndico tenha um melhor controle das finanças e consiga tomar decisões estratégicas a respeito da inadimplência, pagamentos das contas fixas, variáveis e de imprevistos.
Em outras palavras, ela prevê a verba necessária para arcar com as contas do condomínio, tomando como base as despesas do ano anterior. Por isso, é extremamente importante que o síndico e a administradora contratada armazenem todos os documentos referentes aos compromissos financeiros do condomínio.
A prospecção de gastos deve partir do levantamento de todas as despesas do condomínio. Sendo assim, será preciso considerar tanto as contas fixas (ex. impostos e salários de funcionários) como a média das contas variáveis (ex. água e luz). Veja a lista:
Essa lista ainda deve considerar, por exemplo, se o condomínio pretende realizar alguma obra estrutural ou de manutenção, como a pintura da fachada. Vale ainda pontuar os meses em que algumas contas costumam ter um valor maior. Em geral, o consumo de luz aumenta durante o inverno, assim como o da água no verão.
Nessa previsão vale pontuar o valor do fundo de reserva e o déficit de arrecadação da taxa condominial, ou seja, o número de condôminos inadimplentes. Isso será fundamental para que no próximo ano o síndico crie estratégias para reverter a situação.
A previsão orçamentária precisa da avaliação dos condôminos. Dessa maneira, é necessário que o documento/planilha tenha clareza. Nesse sentido, a dica é separar as despesas fixas, das variáveis e também dos gastos extras previstos para o próximo ano.
Geralmente essas prospecções costumam ter a aprovação em assembleia sem maiores problemas. Mas é interessante elaborar dois documentos, um com a relação de todas as despesas, considerando o cumprimento dos compromissos financeiros e outro com os gastos em um cenário menos otimista, isso quando a inadimplência costuma ser alta.
Quando o condomínio realiza previsões orçamentárias mensalmente fica muito mais fácil construir um modelo anual. Evita distorções nos números, além de facilitar a organização das contas, já que não será necessário levantar dados de todos os meses.
Essa medida também contribui para maior transparência das contas do condomínio e facilita a tomada de decisões estratégicas para evitar, por exemplo, o aumento da inadimplência da taxa condominial.
Como mostramos neste artigo a previsão orçamentária é de grande importância para o controle financeiro. Além de prospectar os gastos do próximo ano indica gargalos na arrecadação da verba, como a inadimplência da taxa condominial. Na construção dessa planilha o síndico pode e deve contar com o suporte da administradora de condomínios para que a organização dos dados sejam apresentados de forma clara e fidedigna.
Se você gostou desse artigo, aproveite e confira também como fazer a prestação de contas do condomínio.