Voltar para o ínicio

Administração de Condomínio: 6 coisas que você precisa saber antes de contratar

  • Administração de Condomínios
  • 9, dezembro 2020
  • 3 min de leitura
Navegue por tópicos

A administração de condomínio é muito semelhante a gestão de qualquer empresa. Afinal, são diversas as burocracias envolvidas, como o pagamento de contas, manutenção dos espaços comuns e a contratação e supervisão de funcionários. O síndico é o responsável por coordenar todas as atividades até porque responde juridicamente pelo espaço e, portanto, precisa estar ciente de tudo.

Mas, como são muitas as responsabilidades ele pode contar com uma ajuda preciosa, a de uma administradora de condomínios. Ao optar pela contratação de uma empresa especializada, o síndico pode se dedicar a funções mais estratégicas e menos operacionais como cuidar do envio dos boletos da taxa condominial, por exemplo.

No entanto, antes de sair contratando qualquer administradora é importante observar alguns aspectos e, por isso, apontaremos a seguir seis coisas que você precisa saber:

1 –  Verifique o histórico da empresa

Essa na verdade é uma regra básica para contratação de qualquer serviço. Portanto, antes de fechar o contrato pesquise referências da administradora, como o tempo de atuação dela no mercado e a avaliação dos clientes.

Também é importante checar se ela está respondendo ou já respondeu a processos. Verifique ainda a qualificação dos profissionais que atuam na empresa, pois é essencial contar com uma consultoria realmente especializada para lidar com todas as burocracias administrativas.

Além dessa profunda pesquisa, vale entrar em contato com quem já contratou a empresa para saber como foi a experiência. É importante também marcar uma conversa prévia com a administradora para entender se ela conseguirá atender as necessidades do condomínio.

2 – Confira os preços

Tudo bem que essa parece uma dica óbvia, mas é muito importante conferir os valores de mercado, ou seja, cotar mais de uma empresa antes de contratar a administradora de condomínios.

Além de buscar o melhor custo-benefício essa atitude é fundamental para mostrar transparência no processo, já que todos os condôminos precisam estar de acordo com a contratação do serviço. Assim, é importante desconfiar sempre de preços muito baixos com relação à concorrência para que não haja problemas no futuro.

3 – Cuidado com cobranças inesperadas

É essencial que o síndico analise muito bem o contrato da empresa antes de fechar o negócio. Nesse sentido é fundamental estudar cada item, com calma e cuidado, para não tomar decisões precipitadas.

Às vezes, nas entrelinhas, podem estar descritas cobranças inesperadas, como taxas extras pela realização de serviços que, aparentemente não fazem parte do escopo da empresa. Um exemplo é o acompanhamento das assembleias ou envio de segunda via da taxa condominial.

4 – Atenção para as cláusulas abusivas

Ainda sobre o contrato da administração de condomínio vale redobrar a atenção com as cláusulas abusivas. Alguns itens podem sugerir uma dupla interpretação e, portanto, é essencial tirar todas as dúvidas.

Para evitar essa situação a dica é enviar o contrato para um consultor especializado. Esse profissional terá condições de apontar se existem cláusulas a serem revistas e, nesses casos, sugerir alterações.

Se a empresa não tiver esse tipo de flexibilidade, ou seja, se recusar a rever cláusulas, talvez seja melhor cotar outra opção.

5 – Analise o suporte oferecido para a administração de condomínio

Na hora de fechar a contratação, as empresas se mostram muito favoráveis a resolver qualquer problema. Mas, será que isso se aplica no dia a dia? Dessa forma é essencial verificar quais são os canais de comunicação com a administradora.

Nesse sentido é importante perguntar sobre a disponibilidade de atendimento, se ela funciona somente no horário comercial, se resolve problemas em finais de semanas e feriados. Afinal, o inesperado pode acontecer a qualquer momento.

6 – Procure uma empresa conectada com a tecnologia

Otimizar processos é uma questão de eficiência. Portanto, ao contratar a administradora de condomínios verifique se ela se apoia em novas tecnologias para lidar com as burocracias.

Administradoras que ainda não disponibilizam os boletos das taxas condominiais pela internet ou tem dificuldades em emitir a segunda via, por exemplo, estão trabalhando de uma forma muito antiga e nada prática.

Dessa forma, avalie o sistema de informatização da empresa e se ela oferece outros recursos tecnológicos interessantes para facilitar os processos administrativos.

Na administração de condomínio é fundamental organizar todos os processos. Por isso o síndico que conta com uma boa administradora tem mais chances de executar o seu trabalho com sucesso. Mas, antes da contratação fique atento as dicas que trouxemos aqui, pois esse serviço precisa contemplar as reais necessidades do condomínio.

Conheça a Help Condomínios e tenha uma gestão muito mais eficiente.

 

 

 

Artigos semelhantes

© 2023 HELP. Todos Direitos Reservados.

Feito por: