Além de piscina e quadras esportivas é cada vez mais comum encontrar academias em condomínios. Mas, para montar esse espaço fitness é preciso um projeto bem elaborado e, claro aprovado pelos condôminos. Além disso, será necessário verificar as legislações locais, que em alguns casos exigem a contratação de um educador físico para acompanhar os moradores.
Dessa forma, se você está pensando em montar uma academia em seu condomínio, confira a seguir o passo a passo para fazer isso com segurança. Aproveite!
O primeiro passo para montar academias em condomínios , certamente, é consultar os moradores. O síndico pode elaborar uma pesquisa pela internet e contar com a ajuda da administradora para fazer o envio do formulário.
A partir do Google Forms é possível montar um questionário. Nesse documento, além de perguntar o interesse dos moradores na academia, o síndico pode saber mais sobre a forma como eles desejam estruturar o espaço fitness.
O passo seguinte é conferir se o condomínio tem condições de arcar com uma academia. O dinheiro pode vir do fundo de reserva ou então por meio do rateio entre os moradores.
No primeiro caso é necessário que o uso de recursos para essa finalidade esteja previsto na convenção. Na segunda situação, o valor total da obra e compras de equipamentos será dividido igualmente entre os condôminos. Dessa maneira, a taxa extra será acrescida na taxa condominial.
Neste passo pode ser importante contar com um profissional de arquitetura para elaborar o desenho da área fitness, que deve ao menos 16 metros quadrados. Além disso ele indicará as reformas necessárias para garantir boa iluminação, ventilação, disposição dos equipamentos e circulação no ambiente.
Além das informações acima, o projeto deve contemplar o número de unidades no condomínio e a média de moradores que utilizarão a área fitness. Vale incluir também ao menos três orçamentos para realização da obra.
Este passo será determinante, já que a realização de qualquer obra ou adaptação em áreas comuns precisam passar por votação em assembleia, assim, como o orçamento.
São os condôminos, ou seja, proprietários das unidades que devem aprovar a implantação. Somente com a aprovação da maioria será possível iniciar as obras.
Nesta etapa, depois do orçamento aprovado, é hora de contratar a equipe que realizará as obras para implantação da academia. O síndico pode optar por uma empresa ou profissionais autônomos.
O mais importante é que a execução siga à risca o projeto que a assembleia aprovou. Além disso, o síndico deve monitorar as reformas para não extrapolar o prazo previsto de entrega.
Certamente, a quantidade de equipamentos para a academia no condomínio vai depender do espaço disponível. Assim, no entanto, é recomendável contar com os seguintes itens:
É fundamental síndicos e moradores definam as regras de uso do espaço previamente. Assim, além disso, é preciso incluir essas normas no regimento interno do condomínio.
Nesse quesito vale estipular, por exemplo, o número máximo de pessoas que poderão utilizar o espaço simultaneamente.
A contratação de um educador físico é uma exigência em alguns lugares do país. No Rio de Janeiro, por exemplo, a lei estadual nº 8.070 prevê a presença de um profissional da área nos horários no qual a academia está sendo utilizada.
Já em São Paulo, o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4), tem realizado visitas técnicas em condomínios com academia. O objetivo é identificar a contratação regular de educadores físicos.
Neste artigo apresentamos os passos que os síndicos e administradoras devem seguir para a implantação de academias em condomínios. Contar com um espaço fitness, além de oferecer de bem-estar aos moradores, certamente ajuda a valorizar a edificação.
Além de academia, muitos condomínios estão pensando em implantar espaço pet. Confira o nosso artigo sobre o assunto.