Espaço pet em condomínios: Confira porquê investir

Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), o país conta com mais de 132 milhões de animais de estimação. Outras pesquisas revelam ainda que a tendência é de um número cada vez maior de pets nos lares brasileiros.

Desse modo, as famílias estão mais atentas e preocupadas se o local em que residem também oferece conforto para os seus bichinhos. Assim, tem aumentado a presença de espaço pet em condomínios.

Mesmo os conjuntos de casas e/ou apartamentos que não contam com uma área assim, têm feito reformas para implementar o espaço pet, diante de diversas vantagens, como as que apresentaremos a seguir:

O que é um espaço pet em condomínios

Antes de mencionar os benefícios de um espaço pet em condomínios vale explicar o ele seria exatamente. Em primeiro lugar, trata-se de uma área totalmente voltada para animais de estimação, entre cães e gatos.

É válido que este espaço tenha área para banho com tanque de lavagem, bancada, chuveirinho, secador e ganchos para fixar a coleira. Também seria importante que tivesse tigelas para água e ração, brinquedos, entre outros itens de distração para os bichinhos.

Em resumo seria um local com todo o conforto para passar um tempo com o pet fora de casa.

Primeira vantagem desse espaço: melhora a saúde e qualidade de vida dos pets

Sem dúvidas, a melhora na saúde dos pets é uma das grandes contribuições de um espaço especialmente dedicados a eles em condomínios. Afinal, é uma área preparada para recebê-los com todo o conforto e atrativos que eles precisam para se divertir.

Os animais, por mais acostumados que estejam ao confinamento, precisam de espaço para correr, brincar e, assim, se cansar ao fim do dia. Isso traz equilíbrio emocional e também contribui para o físico. Ajuda, por exemplo, no controle do peso, evitando a obesidade.

Contribui para reduzir as reclamações

Contar com um espaço pet em condomínios, geralmente, diminui a reclamação dos vizinhos. Isso por que muitos bichinhos passam o dia todo dentro de casa e, com isso, ficam estressados. Assim latem mais alto, arranham objetos chamando a atenção de todos os moradores.

Muita gente trabalha o dia todo, mora distante de parques ou outras áreas ao ar livre e, portanto, fica mesmo difícil sair o tempo todo com o pet. Portanto, se tiver um local assim dentro do condomínio, esse problema se resolve.

Preserva as áreas comuns do condomínio

Outro benefício de um espaço pet em condomínios é que dessa forma as áreas comuns são preservadas. Afinal, a circulação dos animais de estimação ficará concentrada no local destinado a eles.

Ainda que exista esse espaço específico dentro do condomínio é importante lembrar que os donos dos pets precisam manter os bichinhos com a vacinação em dia, além de utilizar coleira e focinheira.

Estimula a interação social entre os moradores

No fim, um espaço pet em condomínios também tem como vantagem a interação social entre os condôminos. Afinal, os moradores dividirão aquele local e momento com os vizinhos que também têm seus bichinhos.

Pode ser ainda uma oportunidade para trocar dicas de alimentação, entre outros cuidados com os pets.

Investir em um espaço pet em condomínios pode trazer muitas vantagens para todo o condomínio como mostramos neste artigo. Para tanto será preciso que a decisão de ter uma área assim seja tomada em assembleia e com a aprovação da maioria dos moradores. Para que tudo seja feito da maneira certa, vale contar com a assessoria da administradora de condomínio.

Depois de saber do espaço pet, que tal ler sobre animais em condomínio: confira como permitir e evitar desacordos! Aproveite essas dicas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *