pessoas em reunião eleição de síndico

Eleição de síndico: 5 dicas para ter sucesso

O síndico desempenha um papel essencial nos condomínios. Por isso é tão importante que os moradores escolham alguém devidamente preparado para o cargo. Do outro lado, quem vai exercer essa função, precisa ter conhecimento aprofundado sobre administração condominial e mostrar tudo isso durante os preparativos da eleição de síndico.

Nessa empreitada é importante, por exemplo, que o candidato ao cargo tenha todas as informações sobre a administração do condomínio. Assim, é preciso estar por dentro das finanças, da gestão de funcionários, entre outras burocracias.

A seguir confira outras cinco dicas para uma eleição de síndico bem-sucedida!

1 – Na eleição de síndico: conheça e apresente a real situação do condomínio

No processo da eleição de síndico os moradores esperam que quem vá ocupar o cargo tenha o real conhecimento das necessidades do condomínio. Assim, é imprescindível que o candidato levante todas as informações, das finanças aos conflitos entre condôminos.

Para tanto, o candidato pode recorrer à administradora de condomínios contratada pelos moradores, além de conversar com os condôminos para entender as possíveis insatisfações e expectativas para a próxima gestão.

Já os síndicos em busca da reeleição têm uma vantagem. Como conhecem o histórico da gestão, fica mais fácil reunir dados, apresentar as bem feitorias realizadas e sugerir novas ações que contemplem as necessidades do condomínio.

2 – Tenha clareza dos seus propósitos

É essencial que o candidato a síndico tenha clareza de seus objetivos. Então, se ele deseja melhorar as finanças do condomínio, por exemplo, será importante investigar as contas e saber exatamente o que fazer para mudar o cenário.

Se a ideia for criar um ambiente mais harmonioso entre os moradores, será importante conhecer os principais temas de conflito e contar com boas propostas para as possíveis conciliações.

Independente do propósito a dica é ter conhecimento suficiente ou meios de buscá-lo para resolver os problemas. Assim, o síndico exerce seu papel com segurança e mais eficiência.

3 – Elabore uma apresentação consistente

Essa dica para eleição de síndico pode parecer óbvia, mas muitos candidatos menosprezam a apresentação. Alguns, por terem uma boa desenvoltura nessas situações, acreditam que podem somente falar e que isso será o suficiente.

No entanto, é importante ter ao menos uma apresentação, em slides, por exemplo, para trazer dados relevantes como as dívidas do condomínio, obras em andamento, prospecção de melhorias e etc. O candidato também pode disponibilizar esse material, posteriormente, para os condôminos conferirem com calma.

Por isso é importante caprichar nessa apresentação, já que demonstra o comprometimento do candidato ao cargo.

4 – Treine antes para ter noção do tempo

Além de uma apresentação bem feita é importante que o candidato fala um discurso claro, objetivo e totalmente alinhado com o que será mostrado aos moradores. Portanto vale treinar com antecedência, até mesmo para conferir se todos os pontos estão sendo contemplados.

Contar o tempo, utilizando um cronômetro, é outra recomendação. Apresentações muito extensas costumam fazer com que os expectadores dispersem. Do outro lado, uma fala de poucos minutos pode demonstrar despreparo.

No dia da apresentação, um ponto muito importante é ser pontual. Portanto não adianta ter uma bela apresentação, com os minutos cronometrados, se no dia o candidato atrasar a assembleia.

5 –  Prepare-se para situações de imprevisto

Imprevistos acontecem. Assim é importante estar preparado para lidar com essas situações. Se a apresentação for pela internet, por exemplo, já que na pandemia a recomendação são as assembleias na modalidade virtual, é importantíssimo verificar a conexão de rede.

Outra dica é reunir algumas perguntas que possivelmente acontecerão durante a apresentação para já ter as respostas prontas. Mas, se for pego de surpresa, a dica é pedir licença para pesquisar a informação após a reunião, e enviá-la a todos os condôminos na sequência.

Nesse artigo trouxemos cinco dicas para eleição de síndico. Entre elas a importância de preparar uma apresentação, cronometrá-la e estar preparado para imprevistos. Além disso é fundamental conhecer as necessidades do condomínio e nesse momento vale recorrer à administradora responsável pela gestão. Com essas sugestões, certamente, será mais fácil de alcançar o sucesso na eleição.

Gostou do nosso conteúdo? Confira agora seis coisas que você precisa saber sobre administração de condomínio. Aproveite!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *